terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Muito cuidado com os dissimulados.

Pessoa dissimulada são os falsos inocentes. Aqueles que se fazem de bobos para se dar bem com os outros.
Os dissimulados não tem (porque escondem) opinião própria, são pouco corajosos (pra não dizer covardes) e adoram se dar bem em qualquer situação.
Entre muitas características maquiavélicas , concorda com tudo e nunca mostra o que realmente pensa.São doentes, as chamadas sociopatas, e não medem esforços para conseguir seus desejos.
Ainda que prejudiquem alguém, não sentem remorsos e usam a dissimulação como um meio.
Já o tipo comum é mais inofensivo e não chega a ser uma doença. Na verdade, a
pessoa dissimulada não tem coragem de assumir para os outros aquilo que ela realmente é.
É a famosa em cima do muro. Ela
tem muita necessidade de agradar a todo mundo.
Chega uma hora que a pessoa se confunde a respeito daquilo que pensa e vive num mundo de fantasias. Perde seu referencial de personalidade.

Medo
O maior medo desse tipo é a desaprovação. “ Para ficar bem com os outros, ela se anula. Trata-se de uma personalidade frágil, que tem muita dificuldade em aceitar críticas”.
Porém, a especialista diz que mesmo alguém que se mostre conivente o tempo todo pode ser prejudicial. “Por exemplo, se ela fizer fofoca, não mostra o que pensa, pode criar uma situação desagradável”.
É muito difícil reconhecer esses tipos, seja de um sociopata seja de uma pessoa falsa. “Eles são inteligentes”.

Como agir com o dissimulado
A pessoa está ao seu lado todos os dias. Vocês riem juntos, conversam, trocam confidências, choram, enfim... bons camaradas. De uma hora para outra, o castelo desaba. Um segredo é violado e um disse-me-disse toma conta do ambiente. A traição é descoberta. A "cobra" ao lado não era seu amigo(a). Como evitar a decepção? "Reconhecer de primeira mão uma pessoa de comportamento dissimulado não é fácil. Geralmente, vamos percebendo que alguma coisa não está certa, que tem algo que não se encaixa", A impressão inicial é de um ser humano cheio de boas intenções, sem problemas e sedutor. Observado mais a fundo, nota-se que premedita seus atos, nenhum esforço considera demais para atingir seus objetivos, é manipulador e não admite os próprios erros. Apesar do efeito devastador que causa sobre as vítimas, a pessoa dissimulada é carente e cheia de inseguranças. "Tem dificuldades de estabelecer laços verdadeiros"
Doença
Os profissionais define a dissimulação como uma doença de comportamento que, como tal, pode variar de um leve transtorno a uma grave psicopatia. "Apesar de ter consciência da sua dissimulação, seus disfarces, suas dificuldades de experiências afetivas verdadeiras, seu calculismo, a pessoa dissimulada não sabe porque faz assim. Simplesmente está atada a esse maniqueísta (entre o Deus e o Diabo, o bem e o mal) modo de existir", Para a doença, há tratamento. se alguém da sua intimidade mantém esse comportamento, a maneira mais eficaz de ajudar é a sensibilizar para a necessidade de buscar ajuda técnica.

Popularmente o dissimulado é uma pessoa, que propositalmente procura encobrir os seus sentimentos, ou até atitudes, pois tem algum interesse em se manter assim, visando obter alguma vantagem da situação. Certamente todos nós, temos encontrado e convivido com diversas pessoas assim, que possuem uma falha tão forte de caráter, que julgam os caracteres das outras pessoas, pelas deformidades do seu pensar, e não é raro, estas pessoas se tornam mesquinhas, egoístas, exclusivistas.