sábado, 5 de fevereiro de 2011

Coisas de mulher...


Mulher é bicho observador por natureza; intuitivo, quem sabe, por genética e máquina registradora do mundo, por missão funcional. E elas olham, e sim, elas comentam. Trocam confidências como quem participa de amigo secreto - as perguntas então, desnudas, e as respostas, sempre infalivelmente recebidas. Na ponta da língua. O que nenhuma delas conta, é o que eu arrisco a desenvolver, então - e se você for mulher, espero que se reconheça nessa geniosa confabulação. Se for homem, melhor prestar atenção.
Ela vai notar o seu descaso, assim como, a sua adoração. Qualquer ligação fora de hora, assim como esquecimento em que ela caia, dias adentro, será noticiado em seu roteiro diário, sim. Vai inspecionar com olhar avaliativo o seu carro, a procura de mais informações do que meramente o seu signo, o seu bairro, ou seus amigos. Um adesivo, uma sujeira, um pilha de livros e: ela sabe ainda mais sobre você, que nem ao menos notou todo esse conhecimento repentino. E quando ela conhecer seus amigos, é melhor não apresentar muitos, e muito menos os que costumam se dar melhor com o público feminino: se ele for gato, entra pra lista que, futuramente, ela poderá ter alguma coisa, quem sabe. Numa festa, soltinha de bebida, enquanto eles se falam, e ela dá a letra - e você ficou no passado. Se você deu no pé, e voou longe por não ter coragem de dar o pé é na bunda dela, as chances do revival nessa relação que não é amizade mas pode ser, e se for colorida, melhor ainda, com seus amigos, será quase uma certeza.
Quando o assunto tomar aquele rumo de prosa desencantada, e tirar todo o gosto do momento juntos, ela vai pensar: falo algo, ou não? e se falar, vou estragar esse silêncio? e por que ele não fala, e eu fico aqui pensado. será que ele dormiu? E você até pode olhar de soslaio e ver aquela carinha que aparentemente não se move, mas na verdade, por dentro enlouquece em divagações dispersas. Mulher e silêncio não são sinônimos. E muito menos, bons amigos. Mesmo aparente, a confusão por dentro é sempre tramada, em chamas.
Ela vai notar se você chama o garçom como quem anota o pedido, simplesmente com o dedo indicador, ou de "meu chapa". Se você for cavalheiro, e abrir a porta, e se portar como um pavão que protege a fêmea caminhando um pouco atrás, e a mão exatamente no meio das costas, ponto pra você. Se deixar claro que sua vida é de gaturno, que você tem vocação pra rei da noite, e disposição pra sair todo santo dia, isso irá também assustar. Outra coisa que ela não diz, é que no primeiro encontro, ela tinha expectativas baixíssimas, e você a surpreendeu. Ou ao contrário disso, ela o achava tudo de bom, e com o tempo, viu ruir seu reinado. Um dos maiores segredos dela é que te imaginava mais alto, e você não era, ou te achava lindo, e viu que não era nada demais, depois do banho. Detetive dos seus segredos obscuros, ela conhecerá facetas suas que nem ao menos você já havia tido contato. E ela vai te abraçar, e sentir o seu perfume. Se for bom, ele vai marcar pra sempre. Se for de cigarro, estará anotado também. Vai fazer vista grossa pra cor das suas cuecas, quanto amostra, e ainda mais para o que você calça nos pés. Ah, outro ponto: ela estranha sim, e demora um ou dois dias pra se acostumar quando você corta o cabelo. Sempre fica aquela sensação de que, antes estava melhor - mesmo estando já igual.
Ao acordar, anotará seu humor vespertino em sua súmula de arbitrária que carrega, subjetivamente, nos bolsos da alma. Assim como dará falta, cada vez que você tentar avançar o sinal, e for cedo demais. E cartão vermelho se você arrotar, soltar gases, olhar descaradamente pra bunda enorme que passa ou levantar a voz - qualquer descuido, é penalidade máxima, sim. Assim como quem ganha o pênalti é você, ao elogiar o cabelo, que ela cortou e finge nem ter ficado tão curto assim, e a cor das unhas, ou o que ela veste. Ou, inesperadamente, a abraçar e sorrir, olhando nos olhos. Mas a verdade é que todas somos tão perceptivas, quanto intuitivas. À flor da pele, sempre sensíveis. Uma última dica: mesmo assim,
se conserve como é. Ela vai se apaixonar por você mesmo de meia furada, com a falta de tato e o cheiro natural da sua pele. Os defeitos são a parte apaixonante que fixa ainda mais no pensamento e na parte de dentro.